Entenda o que é Plano Estratégico e como ele pode te ajudar!

Você sabe o que é um Planejamento Estratégico e como ele pode ajudar a sua empresa?

Nesse artigo iremos te explicar o que é, algumas etapas desse serviço e como ele pode auxiliar o seu negócio.

O Plano Estratégico é o processo que dá direcionamento às ações da empresa para os próximos anos, visando atingir os objetivos e a visão que a empresa possui, com os recursos que ela pode contar. Serve para guiar a empresa e deixar claro aos funcionários e sociedade onde ela deseja chegar e como planeja fazê-lo, através de metas e planos de ação. 

A elaboração de um Plano Estratégico é baseada na missão, que é o propósito da organização existir, visão de futuro, que é onde a empresa se enxerga em determinado período de tempo e os valores da empresa. 

Após ter isso bem definido, realizamos uma análise dos ambientes com uma matriz conhecida como SWOT, um acrônimo que possui as iniciais em inglês dos quadrantes que ela aborda: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Mas o que cada quadrante significa?

1- Forças 

As forças são pontos do ambiente interno (dentro da organização e suas relações) e são os diferenciais, pontos fortes que fazem o cliente escolher o negócio. Alguns exemplos são: força de trabalho bem capacitada, produto/serviço exclusivo, maiores recursos financeiros, maior eficiência operacional, tempo de mercado, entre outros.

2- Fraquezas 

As fraquezas, assim como as forças, competem ao ambiente interno e são as questões que são ruins para o negócio, como custos altos com logística, gastos maiores com manutenção, força de trabalho desmotivada ou incapaz.

Ambiente Externo

Nessa parte, surgem questões externas que podem afetar a empresa, mas que fogem do controle dela. Dessa forma, é essencial que a empresa se mantenha vigilante quanto a tudo que possa influenciá-la, positiva ou negativamente. Alguns exemplos de aspectos externos podem ser legislação, economia, taxa de juros e câmbio, clientes, concorrência, fornecedores, tendências, barreiras de entrada no mercado etc.

3- Oportunidades 

As oportunidades, diferentemente das duas acima, fazem parte do ambiente externo. Elas representam os fatores que a empresa pode se aproveitar para ser favorecida, como mudanças e tendências no mercado, sazonalidades favoráveis, fatores econômicos etc.

4- Ameaças 

As ameaças consistem nos fatores externos que podem trazer complicações à empresa, como alta concorrência com diferencial forte, fornecedores com preços altos, aumento de impostos, recessão econômica etc.

Depois de definirmos os 4 componentes, o que vem a seguir?

Por fim, após a análise desses quadrantes, cruzamos os seus resultados e assim, a equipe de consultores consegue ter ideias para melhorias, segurança, soluções de problemas, oportunidades e muito mais! Podendo definir os objetivos, dividi-los em metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais) e adotar a estratégia e planos de ação que fazem mais sentido para a organização.

 O plano estratégico é essencial para trazer clareza aos funcionários da empresa para guiar as ações que vão ser tomadas, pois se não se sabe onde quer chegar e não possui um caminho traçado para alcançar, as pessoas podem ficar perdidas em suas responsabilidades e tarefas. O plano vai dar o norte para as atividades e decisões.

Está precisando de uma análise completa da sua empresa e um plano para guiar a estratégia a ser tomada? Venha conhecer o Planejamento Estratégico da Iniciativa Consultoria.

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