O que é um Pitch?
Fazer um pitch é construir uma apresentação de aproximadamente 3 minutos sobre o seu negócio, mostrando atributos, benefícios e seus diferenciais. Ou seja, trata-se de convencer alguém (Cliente e Investidor) em pouco tempo que um produto vale a pena ser conhecido, receber investimentos, confiança e a atenção do público.
A Importância do Pitch para sua Empresa:
Vamos supor que você esteja voltando pra casa depois de um dia normal de trabalho, e ao entrar no elevador se depara com um representante de uma grande firma de investimentos. Esta é sua chance de ouro, afinal, do que adianta ter um produto super inovador, que tenha um ótimo custo-benefício e que realmente seja útil para o público, se você não sabe apresentar a mercadoria e “vender o peixe”?
Assim, você tem um minuto para despertar o interesse de um “desconhecido” em adquirir ou investir em seu produto ou serviço. Como vai encantar esta pessoa, que nunca ouviu falar da sua história ou da qualidade do seu trabalho, a pagar pela sua mercadoria? Saber vender uma ideia rapidamente e causar uma boa impressão é fundamental para obter sucesso e conquistar o mercado.
Agora que você já sabe o que é e a importância, hora de colocar a mão na massa.
Elementos que Compõem um Bom Pitch
- Boa Oratória
O segredo é mostrar o que você pode oferecer ao outro, despertar o sentimento de oportunidade ao interlocutor.
- Flexibilidade
Lembrar que ao abordar pessoas, apesar do conteúdo ser o mesmo, cada interlocutor, cada ser humano que está do outro lado é uma pessoa diferente, com diferentes visões e perspectivas sobre o mundo. Isso significa que sua abordagem exige uma certa personalização, pois o investidor ou cliente percebe o “modo robô”, podendo acabar te atrapalhando.
- Postura
É imprescindível se apresentar com uma postura adequada: olhar no olho, ficar de frente para o interlocutor, mostrar segurança, ouvir as objeções e não interromper a pessoa.
- Muito Treino
É importante treinar muitas vezes a apresentação do seu negócio, se apresente em frente ao espelho e observe seus gestos, expressões faciais. Pontos de vistas diferentes do seu sempre podem acrescentar em alguma coisa, por isso, solicite feedbacks de pessoas próximas ou até mesmo desconhecidas para garantir a imparcialidade.
Quais informações devem ser expostas?
- Se apresente
Primeiramente, inaugure a conversa se apresentando. Nome, de onde é (empresa e local) e cargo.
- Mercado de atuação (identificar oportunidade)
Muitas vezes, o interlocutor não sabe qual a situação do mercado que seu projeto se encontra, sendo necessário contextualizar o mercado. Mostre para o cliente a deficiência que você identificou e o porquê de você ter visto uma oportunidade neste segmento.
- Solução destacando os grandes diferenciais
Saber o seu tipo ideal de empreendedorismo é essencial para apresentar como o seu serviço/produto vai resolver o problema apresentado através de seus diferenciais. Lembrando que diferencial não é somente ser diferente, é necessário ter vantagem competitiva, isto é, ter aquilo que seus concorrentes têm dificuldade de oferecer. Por que eu vou ser mais eficiente que os concorrentes que estão no mercado? Essa é a pergunta que seu diferencial deve responder.
- O que está buscando?
Ter em mente o que está buscando/precisando. É dinheiro? Se sim, quanto preciso? Seja direto e convicto. E se por acaso o investidor perguntar o quanto você precisa e você não estiver preparado para isso? vai tentar dar um “jeitinho” na hora? “Não sei, entre 10 e 50 mil”. Existe o risco de afetar toda a confiança que você conquistou.
E aí, gostou? Hora de elaborar o pitch da sua atual ou futura empresa. Entre em contato com a Iniciativa Consultoria que te ajudaremos nisso!