Qual a importância de um Plano de Negócios para o seu empreendimento?

Segundo o IBGE, quase 60% das microempresas vão à falência em menos de 5 anos. Isso se dá por um mal planejamento estratégico, quando alguns dados não são analisados no momento de abertura da empresa.

Para que você não corra os mesmos riscos, é importante se preparar e ter certeza de que o seu empreendimento tem grandes chances de dar certo. Há várias maneiras de fazer isso, uma delas é realizar um Plano de Negócios. Neste artigo iremos explicar como este Plano é estruturado e em quais áreas ele irá te ajudar.

O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS?

O Plano de Negócios é uma ferramenta de gestão que analisa detalhadamente todas as áreas de uma empresa. Seu papel é estruturar o empreendimento por meio de etapas, sendo elas, Plano de Marketing, Pesquisa de Mercado e Viabilidade Financeira, para que o negócio alcance os objetivos determinados pelo cliente.

Quais são as etapas de um Plano de Negócios?

Na Iniciativa Consultoria, o Plano de Negócios se divide da seguinte forma:

1. Pesquisa de Mercado: 

É dividida em três etapas que são: Análise de Setor, Pesquisa de Público-alvo e Análise de Concorrentes. A primeira se baseia em observar o comportamento e as tendências do mercado em que vai entrar. A segunda é feita através da aplicação de questionários quantitativos ou qualitativos para identificar o perfil, os hábitos e as necessidades do seu público. A terceira é responsável por verificar quais são os seus concorrentes diretos e indiretos e quais os quesitos que te põe à frente ou atrás deles.

2. Plano de Marketing:

É recomendado para empreendedores que sofrem com dificuldades de atingir o seu público alvo, geralmente por problemas de divulgação e fidelização. A nossa empresa oferece soluções que se adequam perfeitamente a esse tipo de problema ajudando a moldar práticas e estratégias internas e externas para melhorar o Marketing do seu negócio. Os resultados esperados desse serviço envolvem um posicionamento mais efetivo da empresa no mercado e maior alcance e satisfação dos clientes, garantindo o sucesso e progresso do negócio.

3. Viabilidade Financeira:

A análise tem como objetivo ajudar o empreendedor a avaliar o plano de investimento realizado, demonstrando a viabilidade do negócio. Dessa forma, é possível calcular os investimentos necessários para abrir o negócio, projetar vendas e receitas futuras e também o payback (tempo de retorno do investimento).

POR QUE UM PLANO DE NEGÓCIOS É IMPORTANTE PARA A SUA EMPRESA?

É por meio desse documento que uma ideia pode (ou não) ser validada no mercado. Mais do que definir o que fazer e em qual direção seguir, o plano detalha quais serão os meios necessários para que você possa atingir esses resultados. De nada adianta apenas ter boas ideias se, na prática, não há meios de viabilizá-las.

Podemos tomar como exemplo uma analogia simples. Imagine que você está em São Paulo e precisa fazer uma viagem para Santos. Esse é o seu objetivo final. Para que você atinja esse objetivo há várias maneiras que podem ser empregadas, como carro, moto, ônibus, a pé e até mesmo de helicóptero.

Cada uma das alternativas têm os seus prós e os seus contras. Por exemplo, ir a pé é a opção com o custo mais baixo, mas ela também é a mais demorada, a mais arriscada e a mais cansativa. Por outro lado, ir de helicóptero é a alternativa mais cômoda e rápida, mas o preço a se pagar por isso pode não estar ao seu alcance – ou não valer a pena.

Portanto, é no Plano de Negócios que você dirá onde quer chegar e quais meios empregará para que isso aconteça, bem como qual investimento será necessário em cada uma das etapas. Note que esse não é um documento definitivo e, por essa razão, ele está sempre sujeito a mudanças, se necessário.

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