O TikTok é uma rede social que conquistou o mundo com seus vídeos curtos e criativos. Lançado em 2016, o aplicativo permite que os usuários compartilhem momentos divertidos, expressem sua criatividade e se conectem com pessoas de todo o mundo. Com uma interface intuitiva e um algoritmo inteligente que personaliza a experiência de cada usuário, o TikTok se tornou uma plataforma popular para todos os tipos de público, desde adolescentes e celebridades até idosos.
MAS QUANDO O TIKTOK GANHOU POPULARIDADE?
O TikTok teve um papel significativo durante a pandemia de COVID-19. A plataforma viu um aumento significativo no uso durante o período de isolamento social, com as pessoas buscando entretenimento e conexão com outras pessoas. O aplicativo teve um aumento de 30% no número de downloads em 2020, em comparação com 2019 e o tempo médio gasto por usuário na plataforma também aumentou significativamente.
O TIKTOK EM NÚMEROS:
O TikTok surgiu e, em pouco tempo, já se revelou uma grande “explosão”, mostrando que veio para mudar a forma como os conteúdos em vídeo são criados. Até porque, existe uma forte tendência ao consumo de vídeos mais curtos por parte dos usuários e, é por isso que a rede social “decolou” de verdade.
Em 2022, por exemplo, o TikTok manteve o título já conquistado em 2021, quando houve cerca de 656 milhões de downloads, e continua sendo o aplicativo mais baixado no mundo inteiro, com 672 milhões de downloads nas lojas da Apple e do Google.
Em 2023, aplicativo chegou ao total de 3,5 bilhões de downloads desde que foi lançado em 2016, sendo que 90% dos usuários acessam diariamente. De acordo com um ranking realizado por meio de dados da DataReportal, o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais. Entre as principais tendências, está a criação de conteúdos engraçados, contratação de influenciadores para aumentar a visibilidade, anúncios pagos, lives, participação nas trends, entre outros.
Inclusive, o TikTok já ficou à frente de outras redes sociais altamente relevantes, como o Instagram (que ocupa o segundo lugar) e o WhatsApp (que permanece em terceiro lugar). Diante disso, os números apontam para um sucesso ainda mais expressivo, e o app permanece uma forte tendência para o marketing digital em 2024.
TUDO BEM, MAS O QUE ISSO SIGNIFICA?
Seu crescimento exponencial, especialmente entre a geração Z, o coloca como um canal essencial para alcançar um público jovem e engajado. O TikTok se tornou uma ferramenta poderosa para marketing e publicidade, com empresas de diversos setores utilizando a plataforma para alcançar novos clientes e promover seus produtos.
A plataforma oferece diversas ferramentas de marketing, como anúncios, influenciadores e parcerias, que permitem às empresas se conectarem com seu público de forma autêntica e eficaz. Além de facilitar a criação de comunidades online, conectando pessoas com interesses e hobbies em comum, a rede promove a interação e o senso de pertencimento, combatendo o isolamento social e construindo pontes entre diferentes culturas.
E aí, você quer se destacar no marketing digital, atrair um público mais jovem e engajado? Talvez o tiktok seja a ferramenta de divulgação para você! Mas você só vai descobrir com certeza, fechando um Plano de Marketing e uma Análise de Público-Alvo com a Iniciativa Consultoria! Agende aqui um diagnóstico gratuito com a gente!