A análise da concorrência permite que uma empresa entenda com precisão sua posição no mercado em comparação com outras empresas. Dessa forma, os gestores conseguem identificar oportunidades e até necessidades de melhoria, que muitas vezes podem ser alcançadas através do ajuste de estratégias. Além disso, uma empresa também pode reconhecer os pontos fortes e as lacunas que existem na sua própria estrutura ao identificar as principais qualidades e deficiências dos seus concorrentes.
DADOS ANALISADOS:
- Público Alvo
Nesse tópico avaliamos se a concorrência tem o mesmo público alvo que a sua empresa para classificar os concorrentes como diretos ou indiretos.
- Marketing
Nesse tópico avaliamos as estratégias de marketing dos concorrentes, incluindo se há investimento em marketing digital, índices de alcance, quais produtos geram mais acessos, dentre outros aspectos.
- Preço
Nesse tópico avaliamos os preços praticados pelas outras empresas do setor.
- Pontos fortes e fracos
Nesse tópico avaliamos os pontos fortes e fracos fundamentais para desenvolver uma estratégia eficaz. Através da análise de concorrentes, você poderá comparar esses pontos, buscando sempre diminuir os pontos fracos e dar vantagem competitiva ao seu negócio.
- Produtos
Nesse tópico avaliamos se os concorrentes trabalham com o mesmo produto/serviço que sua empresa ou com similares.
POR QUE É IMPORTANTE PARA MEU NEGÓCIO ATUAL?
Com a análise detalhada dos dados extraídos podemos fazer comparações e encontrar soluções para seu negócio atual se sobressair em relação à concorrência, sempre explorando os pontos fortes e fraquezas das outras empresas. Dessa forma, o gestor perceberá o quanto esse processo pode aumentar o potencial da empresa, de forma que seja aconselhado a fazer uma análise de concorrentes, pelo menos, uma vez por ano.
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