Como otimizar o Marketing Digital na sua empresa?

Você sabe da importância do marketing digital para sua empresa? 

O Marketing Digital é como se fosse a “água” das empresas no mundo dos negócios. Assim como nós seres humanos, que não podemos usufruir desse recurso apenas quando temos sede, mas também para nos mantermos bem hidratados, podemos constatar que é praticamente impossível o seu negócio permanecer em andamento com a ausência do marketing digital.

Ele é usado para melhorar os resultados da sua empresa, e se deve ter um cuidado constante com esse recurso. Otimizá-lo não é uma tarefa fácil, porém necessária para que se possa competir de igual para igual com outros concorrentes.

Por isso, abaixo segue um planejamento para te assessorar neste percurso:

1. Defina o seu posicionamento

Caso você ainda não tenha feito isso, faça de imediato! Não há como uma empresa alcançar o público-alvo sem que este perfil de pessoas possa identificar o que a mesma oferece e para quem. O intuito pelo qual a sua organização existe é o que mais chama a atenção do consumidor. Por conta disso, utilize o Golden Circle: Deixar claro, primeiramente, o motivo pelo qual o seu negócio está no mercado, depois o modo como o faz e por último o que oferece, cria uma empatia por humanizar tudo aquilo que faz.

 2. Analise de dentro para fora

Não copie, inove no que faz. A situação muda muito de empresa para empresa, por este motivo é importante fazer um check-up geral da sua organização. Utilize várias ferramentas como a Matriz BCG (analisa em qual nível de retorno financeiro os seus produtos, serviços e canais de comunicação estão), Ciclo de Vida do Produto (análise do estágio no mercado que o que você oferece se encontra) e BENVACA (benefícios, vantagens e características do que você presta aos clientes). Depois disso, aí sim é hora de traçar os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

3. Analise de fora para dentro

É imprescindível averiguar como está o mercado como um todo e o segmento no qual o seu negócio é inserido. Faça uma análise PESTAL (observar o cenário político, econômico, social, legal e tecnológico) ou até mesmo uma pesquisa de setor sobre crescimento, faturamento e tendências. Verificar como anda os seus concorrentes, os canais comunicativos utilizados por eles, produtos vendidos e o relacionamento com o cliente é muito importante. Com isso, a análise pelas 5 forças de Porter vai te ajudar na hora de comparar o seu negócio com os demais e ver o que falta ou pode ser melhorado em todos os aspectos.

4. Elabore as suas estratégias

Agora é o momento de planejar quais serão as suas ações, por onde e quando serão realizadas. Identifique o melhor meio de atingir o que você almeja, seja aumentar as suas vendas, ou criar um maior vínculo com o seu público. Veja qual canal é mais propício para isso, lembrando dos recursos que possui, e as técnicas que irá utilizar, como marketing de experiência, marketing de conteúdo, SEO (otimização do seu site para aumentar o alcance naturalmente) ou anúncios pagos.

5. Acompanhe os seus resultados

É muito importante que você verifique todas as etapas do seu investimento para  alcançar seus objetivos. Isto deve ser feito avaliando dados concretos que te proporcionem maior rapidez para a correção de erros. Alguns recursos te fornecem esses dados, como os indicadores, alguns chamados KPI ‘s te ajudam a saber, em números, como está o seu negócio por vários ângulos. Os indicadores variam de negócio para negócio, então defina os seus de acordo com a sua relevância para a empresa.

 

Seguir esse planejamento não é uma regra, você pode adaptar de acordo com as características e necessidades do seu negócio. Mas, realizar todas as etapas citadas te fará alcançar com maior eficiência os resultados esperados. Então, usufrua deste artigo para aplicar tudo no marketing digital da sua empresa e alcance muito além do desejado!



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