Inovação, por onde começar?

INOVAÇÃO, POR ONDE COMEÇAR? 

Como acompanhar as mudanças dinâmicas de todos os dias?

Nos dias atuais, a maior dificuldade entre as áreas comerciais, marketing e comunicação é a dificuldade de estar sempre atento às alterações no gosto do público e de suas tendências. Para isso, a inovação tem se tornado um elemento essencial nas empresas de sucesso, de forma a estarem sempre tentando revolucionar e renovar o mercado para criar um diferencial entre os demais.

Entretanto, para que a inovação seja aplicada não basta somente criar uma nova ideia, o processo é complexo e exige muitas etapas, não só para criar, assim como para colocar em prática.

Para isso, é necessário seguir alguns passos essenciais para criar algo inovador e dar continuidade a ele:

1. Criar um significado

Para iniciar o processo de inovação é necessário ter um significado, ter um objetivo maior do que o financeiro e comercial, como, por exemplo, revolucionar a tecnologia ou oferecer uma nova perspectiva sobre as situações, além de promover mudanças nos hábitos cotidianos das pessoas. Assim, o reconhecimento nas vendas da ideia inovadora e sua contribuição financeira virão como consequência, porém não devem servir como ponto de partida para o pensamento criativo.

2. Partir de uma perspectiva que “ultrapasse curvas”

As curvas são aqueles elementos que já existem, já são fabricados de alguma maneira e apenas mudam a forma de fabricá-los, porém continuam na mesma curva, apenas crescem sob o mesmo elemento. Como um bom exemplo pode-se citar elementos que estão no nosso dia a dia e fizeram parte desse processo de pular as curvas já existentes: No passado, tínhamos as fábricas de gelo, onde o gelo era produzido, cortado e distribuído. Mais tarde, surgiram os refrigeradores, que revolucionaram a forma como as pessoas tinham acesso ao gelo em casa, tornando-o mais disponível e acessível.

Com isso, pode-se ver que a criação de um refrigerador pulou a curva de simplesmente fazer o gelo e distribuí-lo, identificando uma percepção diferente dos demais, o mesmo aconteceu com telefone e internet; uma das maiores revoluções do século. Portanto, em vez de se limitar ao que já existe, é essencial focar em como você pode agregar valor à vida das pessoas. O verdadeiro potencial da inovação reside em encontrar soluções que atendam às necessidades e desejos do público, indo além das opções convencionais disponíveis.

Um dos maiores segredos para pular curvas é definir sua empresa no que ela oferece no hábito das pessoas, e não na maneira como é oferecido ou produzido, assim ocorrem as maiores inovações.

3. Não canalizar o seu público

Um dos recursos mais valiosos para alcançar uma ampla adoção da sua ideia é evitar restringir o seu público-alvo. Mesmo que você tenha considerado previamente para quem a sua ideia se destina e como será utilizada, ao lançá-la no mercado, pode ser surpreendido por novas demandas e maneiras de utilizar o seu produto que não foram previstas anteriormente.

É fundamental, portanto, observar e assimilar os insights das reações do público após o lançamento, a fim de compreender as funcionalidades do produto que mais satisfazem os clientes e realizar as adaptações necessárias. Não limite o potencial do seu produto, pois isso pode resultar na incapacidade de ajustar a sua comunicação para atender a todos os possíveis consumidores, o que pode levar à desvalorização e à perda de uma parcela importante do mercado para o seu negócio.

Posicionamento e branding se tornam no que o cliente decide, não o criador” – Guy Kawasaki, conselheiro do Google e da Apple.

4. Não espere pelo “momento certo”

Muitas vezes, os inovadores caem na armadilha de esperar pelo momento perfeito para lançar suas ideias, buscando a redução do custo dos recursos, uma demanda crescente e a menor concorrência possível no mercado. No entanto, essa busca incessante pelo “momento certo” pode atrasar indefinidamente a aplicação prática da ideia. O problema é que a probabilidade de esse “momento perfeito” realmente acontecer é mínima. Quanto mais tempo se espera, mais riscos a ideia enfrenta, já que o mercado está em constante evolução e outras soluções semelhantes podem surgir. Portanto, a chave está em agir sem esperar pela perfeição, colocando a ideia em prática e aperfeiçoando-a ao longo do tempo.

5. Mude o seu produto

Além de colocar sua ideia no mercado, é importante fazer com que ela continue sendo inovadora e atraente no mercado. Você deve estar se perguntando: 

De que forma fazer isso?

Bem, a resposta está em uma prática essencial para manter sua ideia sempre relevante e atrativa: a evolução do seu produto. Mesmo as mudanças aparentemente pequenas podem fazer uma grande diferença a longo prazo. Um exemplo notável é a estratégia adotada pela Apple com o iPhone. A cada nova versão, são implementadas melhorias sutis, como um software mais rápido, uma câmera com melhor definição e mais memória. 

Essas melhorias contínuas garantem que o produto permaneça na vanguarda da inovação, mantendo o interesse do público e consolidando a imagem da empresa como líder no mercado. Portanto, não subestime o poder das pequenas mudanças – elas podem ser a chave para manter sua ideia sempre atual e atraente para os consumidores.

Essa etapa é uma das mais complicadas de ser colocada em prática após o lançamento de sua ideia, pois exige muita percepção, criatividade e dinamicidade.

A percepção partirá de ver algo que pode auxiliar nas funcionalidades do seu recurso, o qual irá facilitar a vida das pessoas que o utilizam, olhando mais a fundo as situações do dia a dia.

A criatividade surge quando identificamos o que pode ser adaptado. É dela que brota a ideia principal, mesmo que seja por meio de pequenas mudanças. Se essas alterações podem aprimorar o seu produto ou simplificar a experiência para os usuários da sua ideia, é crucial implementá-las, conforme mencionado anteriormente. 

A dinamicidade entra em cena na hora de aplicá-las, pois mudar constantemente significa não esperar para inovar. Seguir o ritmo dos dias atuais, cada vez mais imediatistas, é de extrema importância para permanecer relevante e à frente da concorrência.

Aplicativo Mindly

Para auxiliar no processo criativo, recomendo o aplicativo Mindly para dispositivos iOS. Ele é uma ferramenta interessante que facilita a visualização das etapas a serem concluídas, usando mapas mentais e permitindo fazer anotações ao longo do desenvolvimento das ideias.

Por fim, entende-se que seguindo os passos citados e dando continuidade à criatividade, irá ajudar na hora de saber trilhar o caminho que será seguido, será possível, não só acompanhar as mudanças de todos os dias, como também, criar um significado que ultrapasse curvas, ou seja, inovar!

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