A análise de ponto comercial é um serviço em que uma pesquisa crítica, analisando os dados do perfil do público de uma região pré-selecionada, e como as características desse público podem afetar seu negócio. São analisados os fatores socioeconômicos da região, como a renda, o consumo, a classe social, as características domiciliares, entre outras variáveis, não necessariamente ligadas aos fatores socioeconômicos, como idade, sexo e estado civil. Também são analisados o fluxo de passantes na região, o panorama populacional e os pontos de fluxo no local.
Como as variáveis podem afetar o sucesso de um negócio?
Saber as variáveis como classe social, renda, consumo dos passantes na região, sexo, estado civil e idade das pessoas de um lugar, faz com que quando você abra seu negócio, você ja saiba o tipo de público que você vai receber. Por exemplo, abrir uma escola em um local onde a maioria das pessoas é solteira e sem filhos é uma boa opção? Ou será que abrir uma casa de show em um lugar onde majoritariamente da população é idosa fará seu negócio se destacar?
Todas essas variáveis devem ser pensadas ao abrir um negócio, elas devem ser analisadas para assim sabermos se elas vão contribuir ou não para o sucesso da sua empresa. Uma vez que abrir uma loja de doces pode fazer muito sentido, se naquele local há muitas crianças, escolas ao redor, onde além dos fluxo de passantes ser alto, crianças são fãs de doces. Mas será que faz sentido se naquela localidade há um baixo fluxo de passantes, não tenha pontos de fluxo em volta e a maioria da população é solteira, sem filhos? São pontos a se considerar, que não significam necessariamente que seu negócio não terá sucesso, mas podem representar a necessidade de inovação da sua empresa para aquela localidade.
Então, por que o Ponto Comercial é importante?
A análise de ponto comercial se mostra de extrema importância para que o empreendedor possa se sentir mais seguro ao apostar no seu negócio. Entender as características do local em que ele deseja instalar sua empresa pode orientar a estruturação dela. Com essa análise, o empresário pode entender se haverá alguma barreira de entrada, ou seja, algo que dificulte a introdução da sua empresa no mercado, se seu negócio faz sentido para aquele local ou população, as possíveis adversidades que encontrará e, além disso, se há uma necessidade de se destacar, inovar ou não.
Dessa forma, se você precisa saber as características de um local para fazer seu sonho de abrir uma empresa, realidade, entre em contato conosco! Ou se você já tem uma empresa, mas quer expandir ou se mudar, venha fazer um diagnóstico gratuito com a gente, vamos fazer o possível para lhe ajudar!