A análise de público-alvo é de extremamente essencial para melhor definição de um posicionamento de mercado, criar campanhas de marketing eficientes, alinhar melhor seus objetivos baseando-se na rede de pessoas que consomem do seu produto/serviço. Ademais, a análise é crucial para orientar todas as atividades de uma empresa e, assim, garantir um direcionamento eficaz e orientado para resultados.
Mas, afinal, o que é um público-alvo? É um grupo de consumidores com características comuns que uma empresa identifica no mercado e atinge com suas estratégias e campanhas.
Na Iniciativa Consultoria, esse tipo de projeto é feito através de um formulário, onde são extraídas informações suficientes para resultados efetivos da pesquisa de mercado. O conteúdo desse formulário tende a variar dependendo do tipo de negócio que está sendo pesquisado para consultoria.
Por exemplo, imagine uma empresa B2C – empresas que vendem produto ou serviço para consumidor final – que quer atingir um público de homens entre dezoito e trinta anos, essa definição é pouco específica, o que cria a necessidade de fazer recortes no mercado para identificar qual segmento tem mais correlação com a sua marca. Sendo assim, algumas variáveis que podem ser usadas nessa pesquisa são: geográfica (país, estado), demográfica (identidade, gênero), psicográfica (estilo de vida, personalidade), dentre diversas outras.
Já em uma empresa B2B – empresas que vendem para outras empresas – são usadas outras variáveis para análise, justamente pelo público que consome o produto/serviço ter sido alterado, temos como alguns exemplos: faturamento, porte da empresa, segmento de atuação, localização.
Após recolher, compilar e cruzar os dados extraídos, é feito uma análise personalizada com finalidade de auxiliar o cliente a tomar decisões mais assertivas dentro da sua empresa, direcionadas ao público que ela quer atingir.
E você? Se identificou com a análise de público-alvo? É uma demanda do seu negócio? Venham fazer um diagnóstico com a gente!