Você sabia que 3,4 bilhões de pessoas acessam as redes sociais em todo o mundo? Essa estatística evidencia a influência que as mídias sociais têm em nossas vidas, podendo assim, as tornar ferramentas valiosas para impulsionar empreendimentos.
Os Benefícios das Mídias Sociais
O uso das redes sociais em seu empreendimento podem gerar alguns resultados positivos, como por exemplo:
● Fortalecimento da marca;
● Aumento das vendas;
● Redução de custos no marketing;
● Maior visibilidade e reconhecimento;
Porém, para que os seus esforços sejam direcionados ao seu público-alvo, é essencial
segmentar e avaliar em qual mídia os seus consumidores se encontram e onde eles destinam a
maior parte do tempo.
Dito isto, qual é a rede social ideal?
Há uma rede social em larga expansão, se comparada às demais, que tem ganhado a atenção de empresas mundiais: o Instagram. Atualmente, ele lidera em termos de engajamento e investimentos publicitários, sendo uma plataforma onde muito do que é lançado de novidade no mercado “estreia” nela.
Outro benefício é a riqueza de informações obtidas, como por exemplo, o público atingido. Na plataforma, há infográficos que contém informações como o alcance, o total de visualizações das postagens e o número de cliques no link da bio; todos oferecidos quase que de modo instantâneo.
Com a análise dessas informações, é possível criar um atendimento mais personalizado em relação ao seu público-alvo, além de estratégias voltadas para os seus objetivos. Lembrando que para que haja o uso de todas essas ferramentas, a sua empresa precisa utilizar o perfil comercial do Instagram, juntamente com uma página do Facebook.
Como Gerar Mais Impacto nas Redes Sociais?
A comunicação direta com os seguidores provavelmente é a peça chave das redes sociais, principalmente do Instagram. As respostas concedidas, de modo eficiente e objetivo, provocam uma humanização no relacionamento cliente – empresa. A linguagem utilizada deve estar de acordo com a que os seus clientes também utilizam, assim a facilidade para conversas quebra qualquer tipo de barreira, aproximando os consumidores.
Visto o impacto que o Instagram pode causar ao seu negócio, segue agora algumas dicas que facilitarão o seu domínio dessa mídia social:
- Defina o propósito do uso da rede social por sua marca. Para quais objetivos ela estará voltada faz com que todo o conteúdo criado e toda promoção feita seja pensado em prol disso.
- Realize uma análise SWOT (composta por forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) comparando a sua conta com as dos seus concorrentes diretos. Isto trará pontos de aprimoramento e descartes, possibilitando a sua subida no ranking.
- Utilize as # estrategicamente. Direcione as suas postagens para o segmento certo e aumente o seu alcance com mais essa ferramenta. Um outro artigo do nosso blog explica e dá dicas em relação ao uso desse símbolo (saiba mais aqui).
- Crie KPI´s para mensurar o desempenho do seu planejamento. Os indicadores devem ser divididos em qualitativos e quantitativos, isto amplia a sua visão quanto ao desenvolvimento do negócio.
- Invista no marketing digital. Mas, não esqueça de dividir os seus esforços por todas as áreas de contato com o cliente, inclusive presencialmente, onde se torna mais forte a experiência pelos sentidos.
E aí gostou do conteúdo? Com certeza o uso correto das redes sociais podem ajudar muito com o seu empreendimento, e a Iniciativa Consultoria está aqui para te auxiliar. Entre em contato conosco e agende seu diagnóstico gratuito!