A Viabilidade Financeira é um estudo que analisa quanto é necessário investir inicialmente para desenvolver um projeto. Através de estimativas metodicamente calculadas, ela pode mostrar se o investimento é viável ou não, além de poder avaliar o desempenho da empresa por meio de projeções financeiras. Dados como despesas, potencial de rendimento do empreendimento e custos – tanto fixos quanto variáveis -, são avaliados para saber quanto tempo e dinheiro serão necessários para colocar o projeto em prática, além do mais importante: se o investimento valerá a pena no futuro ou não.
COMO ELA PODE TE AJUDAR?
A análise de viabilidade econômico-financeira vai, principalmente, dar segurança ao empresário dos resultados que podem ser obtidos. Sejam eles positivos ou negativos, esses dados apontam para tanto você quanto para os seus investidores – ou seu banco – se o seu negócio será rentável ou não, caso você precise de um empréstimo ou sócio. Assim, essa análise deixa claro ao empreendedor se o projeto será benéfico ou não, para que dessa forma, não seja perdido tempo e dinheiro ao começar algo que pode não trazer rendimentos.
COMO É FEITO?
O Plano Financeiro é realizado com base em informações fornecidas pelos sócios e pesquisas realizadas pela Iniciativa Consultoria. Primeiramente, os dados – como investimento, custos fixos e variáveis, tempo de depreciação do produto que será servido, entre outros – são atribuídos a uma planilha.
A partir destes dados, nós precificamos o produto que o cliente deseja vender, isso com base em algumas premissas como:
- Custos de mão de obra;
- Custos de imposto;
- Custos com matéria prima;
- Margem de lucro do nosso cliente.
O exemplo abaixo é de um gráfico de anáilise de gastos que utilizamos na Iniciativa Consultoria:
Assim, a Iniciativa projetaria uma meta de vendas para o cliente, durante o período de 5 anos. Após essa projeção de vendas, realizamos uma projeção de receitas e despesas para analisar em quanto tempo esse negócio será viável e, se caso ele for, estudar também se seu crescimento conseguirá se manter de forma sustentável.
Essa projeção é feita com base em três cenários:
- Cenário pessimista: Aquele que é desfavorável para a empresa;
- Cenário otimista: Cenário favorável para a empresa;
- Cenário realista: Cenário nem desfavorável, nem favorável para a empresa, na verdade, ele está no está no “meio termo”.
Dessa forma, após obtermos todos os dados necessários e cenários, fazemos o cálculo de alguns indicadores, como por exemplo:
- TIR (Taxa interna de retorno): É uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.
- Payback e Payback descontado: O Payback mostra em quanto tempo (em meses) o investimento inicial será retornado ao empreendedor.
- VPL (Valor presente líquido): É um indicador que atualiza o valor dos fluxos de caixas para o momento presente e, depois, subtrai o investimento inicial dele.
Logo, depois de todos esses cálculos, dados e análises, concluímos o relatório explicando o que todas essas informações significam para o seu negócio.
Então, depois dessa explicação, você acha que precisa de uma Viabilidade Financeira? Ela se encaixa para você? Venha e marque um diagnóstico com a gente!